LESÕES ESPORTIVASORTOPEDIA

A importância do check-up esportivo

Dr. Carlos Mattos –
Muitas pessoas iniciam uma atividade física ou esporte sem ter o cuidado de realizar um check-up médico e esportivo. Esse é um grande erro porque estudos científicos demonstram que o risco de morte súbita é muito mais elevado em pessoas sedentárias que passaram a fazer atividade física em comparação às que já são ativas habitualmente. Além de problemas graves, como arritmias, dificuldades respiratórias e até mesmo paradas cardíacas, podem ocorrer lesões ortopédicas que prejudiquem o desempenho da atividade.

Mas isso não significa que a pessoa sedentária não deva se exercitar. Ao contrário, os benefícios do exercício são muito importantes para sua vida. É só fazer um check-up preventivo, pois a avaliação feita por médicos especialistas, incluindo cardiologistas e ortopedistas, pode detectar alguma doença prévia que venha a piorar ou aparecer com a atividade física. Existem alterações cardíacas que só se manifestam durante esforços ou atividades físicas.

Além do cuidado com a saúde, o check-up esportivo também fornece ao preparador físico/personal dados precisos para definir o programa específico de treinamento de acordo com o objetivo e a possibilidade de cada pessoa. Para aqueles atletas que chamamos de recreativos, a avaliação traz as informações relativas à sua condição física, proporcionando também um treinamento muito mais eficiente e seguro aliado à manutenção da saúde e do bem-estar.

O check-up deve incluir testes de análises clínicas e laboratoriais, exames por imagem, avaliação cardiológica e ergoespirométrica, análise da composição corporal e testes neuromotores de força, resistência e flexibilidade. Fazendo esses exames, a pessoa poderá realizar sua atividade de forma segura e com foco em seus objetivos de aumento de performance, quando for o caso, e de melhora da saúde e da qualidade de vida.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em cirurgia do ombro e lesões esportivas e Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *