Bursite de joelho

Dr. Carlos Mattos – As bursas são bolsas de líquido sinovial que absorvem um pouco do impacto dos movimentos entre ossos, músculos e tendões. O líquido sinovial é responsável pela lubrificação das articulações; quando uma bursa se inflama ela produz mais líquido do que o normal e incha, gerando a bursite, o que causa dor, inchaço e dificuldade até nos movimentos mais simples.

Os sintomas costumam acontecer de forma gradual, mas também podem aparecer e desaparecer ocasionalmente.

Existem diferentes tipos de bursite que acometem o joelho e as causas mais comuns da inflamação estão relacionadas ao atrito ou pressão excessiva de forma incorreta no joelho. Esportes como corrida, futebol e vôlei, se praticados incorretamente, podem sobrecarregar as articulações do joelho e desenvolver uma bursite.

Normalmente as bursites de joelho podem ser tratadas de forma conservadora, através de uso de gelo e analgésicos, além de fisioterapia. Em casos mais extremos pode ser necessário administrar injeções de corticosteroides ou realizar aspiração.

Casos mais raros ou quando há bursite crônica, que vai e volta repetidamente e por isso torna a vida do paciente muito limitada, pode ser feita uma remoção cirúrgica da bursa inflamada.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.