Centro de Pesquisas do Hospital PUC-Campinas é referência na RMC

O Hospital PUC-Campinas foi manchete da edição de domingo, 21/03, do jornal Correio Popular, de Campinas, com a matéria sobre a participação na pesquisa de fase 3 da vacina desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson.

O jornal entrevistou o diretor do Centro de Pesquisa do Hospital, Dr. Danilo Villagelin, que explicou sobre a participação do hospital nesta pesquisa, o único de Campinas e região. Há uma semana, começou a aplicação da vacina da Janssen nos voluntários da pesquisa que haviam recebido placebo. Cerca de 400 pessoas ao todo, incluindo funcionários e voluntários da comunidade, participaram do estudo.

A partir de abril, o Centro de Pesquisa do hospital começará uma nova pesquisa sobre sintomas remanescentes da covid-19, como fadiga crônica e perda de olfato de paladar. Este estudo será importante para o desenvolvimento de drogas para o tratamento da doença e suas sequelas.

Dr. Danilo Villagelin destacou a importância da área de pesquisa do hospital, ressaltando vários estudos em andamento em 18 áreas diferentes, como endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, genética, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, entre outras.

Sobre a vacina

Vale destacar que a vacina da Janssen, em dose única, teve eficácia de 85% contra casos graves da covid-19, e o governo brasileiro anunciou na semana passada a compra de 38 milhões de doses para serem usados no Programação Nacional de Imunização (PNI). Mais recentemente, a Janssen divulgou novo estudo mostrando eficácia de 87% contra a variante brasileira. Uma excelente notícia para amenizar o estresse desse momento.