Fórum na PUC discute a importância da pesquisa clínica

O Centro de Pesquisa Clínica São Lucas do Hospital PUC Campinas realizou no início de maio o I Fórum de Pesquisa Clínica, marcando o início de um novo conceito em pesquisa clínica, com mais estrutura e mais interação com o hospital, com a criação do banco de dados de pacientes. Com organização do Dr. Danilo Glauco Villagelin Neto, diretor do Centro de Pesquisas, o encontro teve como objetivo discutir sobre a pesquisa clínica diante das diferentes visões: indústria, órgãos regulamentadores e centros de pesquisas.

O diretor clínico do Hospital PUC Campinas, Dr. Carlos Mattos, participou do Fórum, que contou com os palestrantes Sr. Antoine Daher – Casa Hunter (doenças raras); Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa; Prof. Dr. José Francisco Kerr Saraiva – presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – PUC-Campinas; Prof. Dr. José Roberto Provenza – presidente eleito da Sociedade Brasileira de Reumatologia – PUC-Campinas; Dr. Luis Boechat – Novartis e Profa. Dra. Maria Patelli Juliani Souza Lima – PUC-Campinas.

Inaugurado em dezembro de 2017, o Centro de Pesquisa Clínica São Lucas pretende, com seu banco de dados, ampliar as pesquisas clínicas por meio de dados de pacientes que têm interesse em participar dos estudos. Os pacientes que passam pela Instituição já estão incluídos no banco, e os que não passam poderão se cadastrar para participar como voluntários.

Inúmeras parcerias já têm sido feitas na área de pesquisa clínica e várias indústrias do setor farmacológico já estão agendando reuniões para futuros projetos e pesquisas, com boas perspectivas a médio e longo prazo.