Lesões nos ligamentos do joelho

Dr. Carlos Mattos –

Um trauma no joelho pode causar lesões dos ligamentos ou no menisco. As estruturas articulares do joelho, responsáveis por garantir a estabilidade, são basicamente os ligamentos. Já na função de absorção de choques temos os meniscos medial, lateral e as estruturas cartilaginosas intra-articulares.

A cirurgia do ligamento do joelho mais realizada é devido à ruptura do Ligamento Cruzado Anterior. As causas dessa lesão podem estar relacionadas à falta de preparo físico e condicionamento neuromotor para praticar uma atividade física de alto impacto, além de acidentes e traumas. Apesar de ser muito observada em jogadores de alto impacto, como futebol ou basquete, são as mulheres que apresentam mais chances de sofrer a lesão por conta de fatores hormonais, da anatomia e de suas características neuromusculares.

Anteriormente falei especificamente da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) aqui e sobre as lesões do menisco aqui.

Mas existem outras lesões dos ligamentos do joelho:

– Lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM): uma das lesões mais comuns do joelho, o paciente apresenta dor e inchaço na parte interna do joelho. Ocorre quando há uma entorse do joelho ou quando há um trauma na parte lateral do joelho forçado para dentro (valgo). Na maioria dos casos o tratamento é conservador e não necessita de cirurgia, apesar de ser necessário observar todos os ligamentos, pois pode haver outras lesões associadas.

– Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP): menos comum que outras lesões ligamentares do joelho, ocorre após traumas diretos na parte anterior do joelho, como acidentes de carro, atropelamentos ou acidentes de motocicleta. Os sintomas mais comuns são dor e derrame articular. O tratamento conversador, neste caso, é o mais comum em lesões isoladas, mas quando associada a outras lesões ligamentares pode ser indicada cirurgia de reconstrução ligamentar.

– Lesão do Ligamento Colateral Lateral (LCL): não tão comum, porém mais grave, dificilmente ocorre de maneira isolada, estando frequentemente associada à lesão de outros ligamentos. A lesão acontece por conta da força em varo (abertura do joelho para fora). Pode acontecer por uma lesão de contato, quando há um trauma no lado interno do joelho. Os sintomas iniciais consistem em inchaço e dor na região externa do joelho. Se ocorrer formigamento na parte lateral da perna e dificuldade em levantar o pé deve-se pensar em comprometimento do nervo fibular.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.