Luxação de patela: causas e tratamento

Luxação da patela

Dr. Carlos Mattos –

O assunto dessa vez é a luxação de patela, suas causas e tratamento. Sabemos que entre as lesões do joelho, a luxação da patela é um problema razoavelmente comum e pode ocorrer devido a um trauma intenso, geralmente no esporte, ou de maneira espontânea ao se levantar de uma cadeira, por exemplo. É bem frequente em mulheres jovens.

Quando ocorre a luxação, a patela, que é o osso da frente do joelho, sai do lugar, causando dor. As causas mais comuns da luxação da patela são geno valgo (joelho em x), alterações do fêmur e da patela, patela muito alta, entre outras.

Após a luxação, o paciente precisa receber atendimento médico especializado. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo de cada caso. Nos pacientes que não sofreram um grande trauma ou que não têm esses episódios repetitivos, o tratamento é conservador, com medicação e reabilitação para fortalecimento muscular.

Já nos pacientes com luxação causada por um trauma de grande energia, pode ser necessária uma cirurgia para minimizar as chances de novas luxações e consequentemente de outros tipos de lesões. A cirurgia pode envolver desde reconstruções ligamentares, cirurgias ósseas ou ambas.

Com a cirurgia, o retorno à prática esportiva torna-se mais seguro. Mas vale ressaltar que mesmo nos casos de luxação por trauma nem todos têm indicação cirúrgica.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.