Hospital PUC-CampinasORTOPEDIATRAUMATOLOGIA

Novo protocolo cirúrgico de fratura em idosos

Dr. Carlos Mattos –

Com o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas, também aumentou a incidência de fraturas e acidentes com idosos, representando ainda um grande número de morbidade e mortalidade no Brasil.

Para reduzir esses riscos, no Hospital PUC-Campinas passamos a abordar as cirurgias de fraturas em idosos de forma mais rápida possível, seguindo um novo protocolo desenvolvido por nossa equipe baseado em estudos científicos internacionais. Assim, estamos realizando a cirurgia em até 48 horas após a fratura, exceto em casos onde há outras complicações clínicas no paciente que precisam ser estabilizadas antes do procedimento.

Quando a cirurgia não é feita dentro desse período de 48 horas após a fratura, a taxa de mortalidade e de morbidade aumenta entre 4% e 5% por dia. Realizar a cirurgia em tempo hábil resulta também em redução do tempo de internação hospitalar, retorno mais precoce para a marcha com impacto positivo na qualidade de vida.

No Hospital PUC-Campinas, seguindo o protocolo, obtivemos uma adesão de mais de 90% de pacientes operados em até 48 horas, o que é muito positivo para a recuperação mais rápida dos idosos.

Selo osteoporose

Outra conquista do Hospital PUC-Campinas é o selo de uma instituição internacional de tratamento de osteoporose pelo acompanhamento dos casos pós-cirúrgicos em idosos. A osteoporose é uma condição subtratada, ou seja, há grandes chances de reincidência se não forem tomados os devidos cuidados.

Os tratamentos podem ser farmacológicos, fisioterápicos e a adoção de medidas preventivas dentro de casa:

• Fixar cabos, fios, tapetes e carpetes à parede ou ao piso, além de optar por um piso antiderrapante (maior atenção na escada e áreas externas);
• Manter uma boa iluminação;
• Instalar barras de apoio, principalmente em locais molhados como o banheiro e a cozinha;
• Evitar prateleiras muito baixas ou altas que exigem apoio para alcançar.

Ficando atentos a esses cuidados, estamos proporcionando mais saúde e bem-estar aos idosos.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *