Por que as dores pioram no frio?

Dr. Carlos Mattos

As dores pioram no frio porque os músculos e vasos sanguíneos se contraem para diminuir os efeitos da queda de temperatura e essa contração pode causar dores musculares e, em algumas pessoas, problemas de postura.

Já as dores articulares, principalmente em idosos, também pioram no inverno porque as cartilagens são termossensíveis, o que aumenta a dor com o frio intenso.

Apesar de ficarmos mais preguiçosos no inverno e deixarmos de fazer atividade física, a dica para não ter dor é exatamente manter o corpo em movimento. Isso porque os exercícios ajudam a elevar a temperatura corporal, que é importante para reverter processos causadores de dores musculares e articulares.

Além disso, quando exercitamos, o sangue é bombeado com mais facilidade para as extremidades onde temos mais frio, como mãos e pés, ajudando a mantê-los mais aquecidos.

E ainda: no frio aumentamos nosso metabolismo ao nos exercitar, o que ajuda na perda de peso para quem busca emagrecer.

A dica então é manter o corpo em movimento no inverno!

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.