LESÕES ESPORTIVASSEM CATEGORIA

Prática segura de atividade física

Prática segura de atividade física

Dr. Carlos Mattos – No início de um novo ano é comum as pessoas colocarem em prática seus planos de uma vida mais saudável, incluindo os exercícios físicos. É uma atitude importante e recomendada, pois os benefícios da atividade física para a saúde são enormes. Mas é bom esclarecer alguns cuidados para que a prática seja segura e sem riscos de lesões.

Antes de começar uma prática esportiva é indicado fazer um check-up preventivo, pois a avaliação médica pode detectar alguma doença prévia que venha a piorar ou aparecer com a atividade física. O check-up esportivo também fornece ao preparador físico/personal dados precisos para definir o programa específico de treinamento de acordo com o objetivo e a possibilidade de cada pessoa.

Para evitar lesões, como entorses, distensões, luxações e mesmo fraturas, é sempre importante o acompanhamento de um profissional da área de educação física, pois com aquecimento e desaquecimentos adequados e um planejamento de treino feito de acordo com o perfil do praticante em intensidade e regularidade os riscos de lesões são bem menores.

O fortalecimento muscular de forma progressiva também é essencial para que os músculos e os tendões estejam preparados para as demandas das atividades sustentando as articulações.

Se apesar de todos os cuidados, a pessoa começar a sentir dor após o exercício, é importante pausar a atividade e procurar ajuda de um médico especialista para uma avaliação. Lembre-se: o principal sinal de que há uma lesão é a dor!
Bom Ano Novo a todos!

Dr. Carlos Mattos é médico ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *