Simpósio debate no Hospital PUC-Campinas temas de interesse dos médicos

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e a Amlesp (Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo) realizaram no Hospital da PUC-Campinas o I Simpósio de Medicina Legal e Direito Médico no dia 23 de junho direcionado a médicos e acadêmicos.

O evento foi aberto pelo diretor clínico do Hospital PUC-Campinas, Dr. Carlos Mattos, e em seguida foram realizadas as palestras. “Medicina – profissão em risco – o que o Conselho pode fazer por você?” foi o tema abordado pelo presidente do Cremesp, Dr. Lavínio Camarim. O vice-corregedor, Dr. Aizenaque Grimaldi, falou sobre “Honorários médicos”; e a Dra. Ederli Azevedo Grimaldi, presidente da Associação Paulista de Medicina Legal e Perícias Médicas, falou sobre “Prontuário do paciente e atestado médico: a importância ética e pericial”.

Complementando as palestras sobre os desafios da medicina e o trabalho realizado pelo Cremesp, Dr. Luiz Frederico Hoppe, coordenador da Câmara Técnica de Medicina Legal, abordou o assunto “Declaração de óbito: dificuldades, acertos e erros”, com mediação do presidente da Amlesp, Dr. João Roberto Oba.

“Esse tipo de evento é muito importante para os médicos se atualizarem sobre temas legais e éticos de nossa profissão e os desafios da área”, destacou o diretor clínico do Hospital da PUC-Campinas, Dr. Carlos Mattos.