ORTOPEDIA

Teletrabalho/home office e dores na coluna

Dr. Carlos Mattos –

Recebi recentemente perguntas nas minhas redes sociais sobre o aumento nos casos de dor ciática por conta do trabalho em home office e quais seriam as recomendações.

Primeiro eu gostaria de dizer que não são apenas as dores no ciático que têm se apresentado nos meus pacientes, mas todas as dores de coluna e postura em geral, por conta do sedentarismo associado à postura, como lombalgia, cervicalgia, dorsalgia, tensão muscular ou até mesmo ciatalgia – quando a dor “pinça” a coluna e afeta também as pernas.

No primeiro momento, de dor aguda, é recomendado relaxante muscular ou anti-inflamatório. Mas assim que possível, quando a dor diminuir, é imprescindível fazer alongamentos, exercícios físicos e posturais e alterar a estação de trabalho sempre, dando intervalos a cada duas horas aproximadamente, para alongar-se e andar um pouco. Algumas empresas, por exemplo, possuem algumas estações de trabalho feitas para trabalhar em pé, sendo possível alternar os locais de trabalho.

Vale lembrar que o retorno às atividades físicas é o melhor caminho para prevenção e auxiliar no tratamento.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *