A volta ao esporte depois do Covid

Dr. Carlos Mattos –
Nós já sabemos que a infecção por Covid-19 apresenta riscos para todo o organismo, no entanto é o sistema respiratório o mais prejudicado. A maneira como o sistema respiratório ficará depois do Covid-19 vai depender muito da gravidade do quadro de pneumonia que o paciente apresentou. Em casos leves, geralmente a recuperação é completa, no entanto, em casos graves, o paciente pode desenvolver limitação funcional ou até fibrose.

Por isso a volta ao esporte e à vida de antes exige uma atenção especial, tanto que muitos hospitais pelo Brasil, incluindo o Hospital PUC-Campinas, estão criando programas de reabilitação com equipes multidisciplinares para que os pacientes afetados fiquem com menos sequelas possíveis.

Para os pacientes que tiveram casos leve de Covid, o ideal é passar por uma consulta para avaliar sua condição e também para realizar um ecocardiograma para a checar a função do coração e se houver queixas, um exame de sangue também pode ser pedido para verificar um marcador de lesões miocárdias. Já em casos graves de Covid, é preciso de mais cautela, pois pode haver sequelas cardíacas como a miocardite.

Embora existam exames básicos a serem feitos para pacientes pós Covid, a escolha dos mais adequados vai ser decidida pelo médico dependendo do quadro do paciente e das informações por ele passadas.

A prática de exercícios também pode ajudar a acelerar a recuperação do organismo, pois estimula a produção de células de defesa do sistema imune, além do efeito anti-inflamatório crônico que a atividade física causa, importante para combater a inflamação sistêmica provocada pela infecção.

É importante lembrar que o treino deve ter uma carga adequada, pois tem o objetivo de melhorar a saúde, e não o desempenho físico e em todos os casos a recomendação é usar monitor cardíaco e oxímetro para acompanhar qualquer tipo de alteração incomum.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.