Correr para emagrecer ou emagrecer para correr

Dr. Carlos Mattos – É comum no consultório pacientes dizerem que vão começar a correr para emagrecer. Quando oriento que o correto é primeiro perder peso para depois correr, eles se assustam. Como assim, doutor?

Eu explico: ao correr, uma pessoa sofre uma grande sobrecarga nas articulações, como joelho e quadril, sendo o joelho o mais atingido. Estudos mostram que a sobrecarga no joelho durante a corrida pode chegar até a 3 vezes o peso corporal, que pode ser ainda maior dependendo da velocidade e do tipo de terreno.

Portanto, correr com sobrepeso pode comprometer a saúde articular, levando a lesões e interrupção do esporte. Recomendo que antes de começar a correr sejam feitos exames para avaliar a capacidade cardiorrespiratória e a saúde dos ossos e articulações. Também é necessário fortalecer a musculatura para proteger as articulações do impacto da corrida e ter uma dieta adequada para perda de peso.

Para pessoas com sobrepeso a caminhada pode ser a primeira opção, pois tem menor impacto e irá ajudar na perda de peso a médio e longo prazo. Se aliada a exercícios de musculação para fortalecimento e controle da alimentação é melhor ainda.

Depois de melhorar a parte muscular e perder peso, aí, sim, pode correr.

Não se esqueça de que a corrida deve ser orientada por um profissional da área e o ritmo deve respeitar o perfil do praticante, evoluindo aos poucos, sem querer correr 10 km quando ainda está apto a correr apenas 5.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.