Dia Mundial do Idoso e a prevenção a quedas

Dr. Carlos Mattos

Hoje, no Dia Internacional do Idoso, aproveito para abordar um tema muito importante no cuidado com os idosos, que é a casa segura. Sabemos que nesta fase um dos principais fatores de risco de hospitalizações são as quedas ocorridas no ambiente doméstico, que podem ser evitadas com alguns ajustes dos ambientes.

De acordo com a Associação Médica Brasileira, anualmente 50% da população com mais de 65 anos sofrem quedas e 70% desses acidentes são em ambiente doméstico. Dessa forma, a prevenção a quedas é extremamente necessária
.
Os riscos de queda nos idosos se devem a:
– Tontura ao se levantar
– Visão alterada pela idade
– Enfraquecimento natural de ossos e músculos
– Calçados inadequados
– Obstáculos como mobiliário e tapetes
– Perda de equilíbrio por remédios
– Desatenção.

Para evitar a queda do idoso em casa, devemos facilitar sua mobilidade com alguns cuidados:

Mobiliário – móveis firmes e se possíveis fixos ao chão, como mesa de cabeceira. Uma cadeira de apoio no quarto para se vestir e uma poltrona para se sentar na sala. Altura da cama de forma que a pessoa sentada fique com os joelhos a 90 graus e os pés no chão.

Tapetes – as pessoas mais velhas costumam andar arrastando os pés e por isso podem se enroscar e cair. Evitar, portanto, os tapetes. Se for necessário, utilizar os antiderrapantes.

Barras de segurança – essenciais no banheiro por se área molhada e quando necessário também nos outros ambientes para facilitar o deslocamento.

Iluminação – interruptores na altura da maçaneta e ao lado da porta. Ao lado da cama, o ideal é ter um abajur com interruptor à mão. Como já têm a vista mais fraca, luzes com sensor de presença ajudam ou então manter uma lâmpada acesa nos locais mais usados.

Portas abertas: facilitar a entrada nos cômodos é desejável, por isso a dica é usar dispositivos com encaixes fixados na porta e na parede.

Circulação livre: evitar móveis e objetos que atrapalhem a deslocamento dentro de casa.

Com esses cuidados, o idoso estará mais seguro em casa e a família mais tranquila!
Feliz Dia do Idoso!

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *