Lesões Musculares: como ocorrem e como tratá-las

Dr. Carlos Mattos

Atualmente fala-se muito sobre a importância da qualidade de vida e sabemos que uma das formas de alcançá-la é através da prática de atividade física. Porém, a grande maioria das pessoas ingressa em esportes ou atividades físicas sem a orientação adequada, ficando predispostas a lesões musculares. Mesmo em atletas profissionais, esse tipo de lesão é comum, causada por técnica esportiva incorreta, sobrecarga ou impacto.

As lesões musculares se dividem em estiramento, distensão, contusão e ruptura e podem surgir de forma direta ou indireta. As lesões diretas são as contusões, por exemplo, mais comuns por traumas ou choques durante a prática da atividade. Já as lesões indiretas são a distensão, o estiramento e a ruptura, que não envolvem trauma direto no músculo.
As lesões musculares também se diferem quanto ao grau:

– Grau 1: ruptura de poucas fibras musculares (cerca de 5%); inchaço mínimo; pequeno desconforto que aparece somente com contração ao alongamento e sem perda de função.
– Grau 2: ruptura de mais fibras musculares (entre 5 e 50%); inchaço considerável; capacidade de contração afetada; dificuldade de movimentar o músculo afetado e dor.
– Grau 3: ruptura total das fibras; dor intensa e constante; perda total da função muscular; hemorragia e edema.
Além das lesões musculares temos também as disfunções musculares, como a câimbra e a contratura muscular, que não oferecem risco à integridade das fibras musculares.

O tratamento de lesões musculares dependerá de qual o tipo de lesão, mas, de forma geral, medicamentos, fisioterapia e reforço muscular resolvem a grande maioria das lesões musculares, sendo a cirurgia extremamente rara nesses casos.

Para evitar que as lesões aconteçam, o ideal é fazer um check-up esportivo antes de iniciar a prática esportiva, fazer aquecimento, aliar sua atividade esportiva com o fortalecimento muscular. O alongamento é muito controverso, mas o ideal é realizar em dia separado do dia de esforço físico.

Dr. Carlos Mattos é médico ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.