O frio piora as dores: mito ou verdade?

Dr. Carlos Mattos

O frio piora, sim, as dores porque os músculos e vasos sanguíneos se contraem para diminuir os efeitos da queda de temperatura e essa contração pode causar dores musculares e, em algumas pessoas, problemas de postura.

Já as dores articulares, principalmente em idosos, também pioram no inverno porque o líquido sinovial, responsável pela lubrificação das superfícies articulares, fica mais espesso devido ao resfriamento do corpo.

Apesar de ficarmos mais preguiçosos no inverno e deixarmos de fazer atividade física, a dica para não ter dor é exatamente manter o corpo em movimento. Isso porque os exercícios ajudam a elevar a temperatura corporal, que é importante para reverter processos causadores de dores musculares e articulares.

Além disso, quando exercitamos, o sangue é bombeado com mais facilidade para as extremidades onde temos mais frio, como mãos e pés, ajudando a mantê-los mais aquecidos. Movimente-se!

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.