atuação/tratamento

Ortopedia e Traumatologia

A Ortopedia se desenvolveu muito nos últimos anos e atualmente os tratamentos para as patologias ortopédicas têm permitido que os pacientes possam praticar seus esportes, manter suas atividades de trabalho e de vida de forma prazerosa e com qualidade até mesmo na velhice.

Inovações tecnológicas em exames de imagem, técnicas cirúrgicas e estudos científicos contribuíram para esse cenário, assim como a atualização constante do profissional da área.

Além de tratar doenças e traumas ortopédicos, o ortopedista tem papel fundamental na orientação ao paciente para prevenir as mais variadas lesões musculoesqueléticas.

Patologias do ombro

Patologias do Ombro

O ombro, articulação composta pela clavícula, pelo úmero e pela escápula, apresenta o maior eixo de movimento no corpo humano, podendo executar movimentos simples ou conjugados.

As lesões do ombro são frequentemente causadas por atividades esportivas que envolvem movimentos excessivos e repetitivos do braço acima da cabeça, como natação, tênis, vôlei, lutas e levantamento de peso, entre outras. Algumas atividades profissionais, como a de empregadas domésticas, pintores, jardineiros etc, também podem levar ao surgimento de lesões.

As lesões do ombro podem se manifestar com dor, levando a uma perda de desempenho ou de perda de força.

As principais lesões do ombro são capsulite adesiva do ombro (ou ombro congelado), síndrome do manguito rotador, tendinite bicepital, tendinite calcárea do ombro e bursite do ombro.

O tratamento das lesões do ombro pode ser feito de maneira conservadora, através de fisioterapia, ou cirúrgica, sendo comum o uso da artroscopia( cirurgia por vídeo). A artroscopia é indicada para o tratamento de lesões do manguito rotador, de luxações recorrentes (recidivantes) do ombro com reparo de ligamentos rompidos; ressecção de esporões ósseos; remoção do tecido inflamatório (como bursite).

Patologias do joelho

Patologias do Joelho

O joelho é formado basicamente por três ossos: fêmur, tíbia e patela, que são unidos por meio da cápsula articular, dos ligamentos e dos músculos da coxa e da panturrilha. A união destas três estruturas ósseas forma duas articulações, a patelofemoral e a tibiofemoral.

A principal queixa do paciente em relação ao joelho é a dor, que tem várias causas, podendo ser provocada por trauma esportivo, doméstico ou automobilístico, degeneração da cartilagem e dos meniscos ou ainda por desequilíbrios musculares.

As lesões traumáticas no esporte são as mais comuns e têm aumentado a cada ano devido ao crescimento do número de praticantes que buscam nos exercícios físicos mais qualidade de vida. A lesão traumática de maior incidência no joelho é a do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) com cerca de 80% das ocorrências. É uma lesão muito frequente entre praticantes de futebol, basquete, vôlei, handebol, corrida e lutas marciais. Seu tratamento é quase sempre cirúrgico por meio de uma artroscopia.

Outros tipos de lesões do joelho são as patelofemorais, que acometem pessoas jovens e mulheres em esportes competitivos, as lesões meniscais, as lesões degenerativas, que atingem pessoas mais velhas e são irreversíveis devido ao desgaste da cartilagem do joelho, e as plicas sinoviais, que acometem pessoas que começam atividade física de uma hora para outra em grande intensidade.

Lesões esportivas

Lesões Esportivas

Lesões esportivas são danos físicos causados ao organismo por fatores como carga ou estresse, sendo as lesões musculares as mais comuns. A lesão esportiva clássica ocorre quase sempre por uma situação de trauma, como entorses e fraturas. De forma geral, essas lesões são causadas por acidentes, contato físico ou movimentos bruscos inesperados. As lesões não-traumáticas são causadas por sobrecarga (ou overuse), treinamento inadequado, aumento muito progressivo da atividade física, falta de transição adequada no início de atividades, calçados inadequados ou mesmo excesso de peso.

Cada modalidade esportiva tem suas lesões características, sendo mais comum, por exemplo, no futebol a lesão nos joelhos, enquanto no basquete as partes mais afetadas são coluna, ombro, cotovelo e dedos.

A dica é que, antes de iniciar um programa de treinamento esportivo, o indivíduo faça uma avaliação médica e física e que mantenha um trabalho constante de prevenção de lesões (não traumáticas) através do fortalecimento dos músculos e do respeito aos limites do corpo e ao cumprimento da técnica de cada esporte.