Dr. Carlos Mattos – A ideia de caminhar 10 mil passos por dia para se manter saudável é tão difundida que a própria OMS recomendou esse número como meta. Essa meta se popularizou nos anos 1960 quando uma empresa japonesa lançou o primeiro contador de passos durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Um grande estudo britânico – Del Pozo Cruz B, et al. Prospective Associations of Daily Step Counts and Intensity With Cancer and Cardiovascular Disease Incidence and Mortality and All-Cause Mortality. JAMA Intern Med. 2022;182(11):1139-48 – analisou dados de acelerômetros de pulso distribuídos para mais de 70 mil adultos entre 40-79 anos e avaliou os desfechos nos sete anos subsequentes.
A análise mostrou uma relação linear entre passos dados e menores riscos à saúde, que se mantêm mais ou menos lineares até próximo dos 10 mil passos.
Cerca de 2,3 mil passos já beneficiam o coração
Uma metanálise, com 17 estudos que incluíram 226.889 pessoas – Banach M, Lewek J, Surma S, Penson PE, Sahebkar A, Martin SS, Bajraktari G, Henein MY, Reiner Ž, Bielecka-Dąbrowa A, Bytyçi I. The association between daily step count and all-cause and cardiovascular mortality: a meta-analysis. Eur J Prev Cardiol. 2023 Aug 9:zwad229 –, mostrou que 4 mil passos já estão associados com redução no risco de morrer prematuramente por qualquer causa. Cada mil passos extras estão associados a uma redução do risco de morte prematura em 15%. Cerca de 2,3 mil passos já beneficiam o coração.
O ritmo da caminhada também é importante. Caminhar com certa velocidade, em intensidade moderada pelo menos 30 minutos por dia pode garantir benefícios extras.
As pessoas que estão começando a adquirir o hábito de caminhar devem saber que os benefícios começam a se acumular a partir de alguns passos ao dia, de modo ser interessante estabelecer a meta de 10 mil passos, mas o mais importante é não ficar parado.
Caminhar é uma atividade de baixo impacto e fácil para as articulações e músculos, melhorando o equilíbrio e fortalecendo as pernas. Fortalece o coração e o sistema imunológico e facilita a eliminação da gordura, sendo eficaz ainda para quem deseja emagrecer.
Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.