Nova publicação na Acta Ortopédica Brasileira

O Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas publicou na Revista Acta Ortopédica Brasileira mais um trabalho desenvolvido pela equipe.

Intitulado “Relação inversa entre proteínas plasmáticas e desfecho satisfatório de feridas cirúrgicas”, este artigo original teve como autores Pedro Augusto Jaqueto, Iasmin Chagas Sabbag, Leonardo Pedrão da Silva, Luccas Nunes, Carlos Mattos e Vânia Leandro-Merhi.

O estudo investigou os fatores associados à condição satisfatória de ferida pós-operatória precoce por meio de estudo prospectivo com 179 pacientes submetidos a osteossínteses em geral.

Os resultados mostraram que, na análise univariada, cada unidade a menos de transferrina aumentou a chance de condição satisfatória em 1.1% e a presença de HAS aumentou essa chance em 2.7 vezes. Fratura de quadril aumentou a chance de condição satisfatória em 2.6 vezes e não apresentar fratura exposta aumentou essa chance em 5.5 vezes. Na análise múltipla, fraturas sem exposição apresentaram chance 9.7 vezes maior de apresentar condição satisfatória quando comparadas às que apresentaram exposição.

Foi possível concluir a existência de uma relação inversa entre proteínas plasmáticas e presença de feridas operatórias satisfatórias e que apenas a exposição se manteve associada à condição da ferida.

A íntegra do artigo pode ser acessada em: