Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas publica mais um artigo científico

O artigo “Análise de custo das vítimas de acidente motociclístico em um hospital universitário: perspectivas de 2017 e 2020” é a mais nova publicação científica do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas, aprovada e publicada na Acta Ortopédica Brasileira.

Esse estudo retrospectivo foi desenvolvido pelos pesquisadores Amanda Baptistella, Henrique Carvalho e Silva Figueiredo, Carlos Mattos e Cintia Bittar.

Considerando que os acidentes motociclísticos constituem um problema de saúde pública que atinge serviços públicos e privados de saúde, em função dos gastos com o tratamento e com o processo de reabilitação da vítima, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto dos custos desses acidentes em um hospital universitário por meio de análise comparativa dos custos de pacientes vitimados em 2017 e 2020.

Os resultados apontaram que, dentre 151 pacientes incluídos no estudo, o custo médio foi de U$3.083,54 com média de dias de internação de 5,3 dias. O paciente que apresentou maior custo para o hospital teve um gasto de U$22.504,05 e o de menor custo gastou U$356,72. O maior tempo de internação foi de 41 dias e o menor tempo foi de um dia. O custo médio por paciente por dia, em toda a amostra, foi de U$581,80.

Com base nesses resultados, foi possível concluir sobre a necessidade de formulação e aplicação de estratégias que promovam a redução dos acidentes motociclísticos na cidade de Campinas.

Para ler o artigo na íntegra, acesse aqui: