Dr. Carlos Mattos – O ombro é uma das partes do corpo que mais sofre com complicações, conforme a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), sendo uma das queixas mais comuns em consultas médicas ortopédicas.
A dor no ombro pode ocorrer por razão de ordem traumática (lesões, choques ou movimentos com intensidade mais brusca) ou atraumática, geralmente associada ao envelhecimento das estruturas, como cartilagem e tendões.
As lesões de ombros mais comuns, como tendinites e bursites, têm origem no esforço repetitivo. Além dessas destacam-se as luxações e a síndrome do impacto, que é uma inflamação causada por atividades como o levantamento de pesos.
Por isso é importante incluir atividades preventivas na rotina para potencializar a saúde desta região, com fortalecimento da estrutura muscular que sustenta os ombros. Além de prevenir lesões, o fortalecimento contribui para melhorar o desempenho.
Mas é necessário fazer uma avaliação médica com um ortopedista antes da prática da atividade física e depois contar com o acompanhamento de um profissional de educação física para que os exercícios sejam executados de forma correta.
Outras medidas simples podem garantir o funcionamento saudável dos ombros e evitar dores e lesões:
– Aquecer o corpo antes de começar a se exercitar
– Respeitar o seu limite, não excedendo a carga de exercícios
– Cuidar da alimentação com a ingestão adequada de nutrientes
– Hidratar-se, bebendo água antes, durante e depois do exercício.
Dr. Carlos Mattos é médico ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.