Lesões mais comuns em corredores

Dr. Carlos Mattos – As lesões mais comuns em corredores são: periostite (canelite), fascite plantar, fratura por estresse, tendinite do tendão de Aquiles e lesão da cartilagem patelar, conhecida como joelho do corredor.

A periostite (canelite) é uma inflamação do periósteo, que fica ao redor da tíbia e provoca dores na canela; já a fascite é a inflamação da fáscia plantar, tecido fibroso que recobre toda a sola do pé e incide em 20% dos corredores.

As lesões de fratura por estresse se referem a uma“microfratura” óssea que ocorre devido à sobrecarga e exercícios repetitivos de grande intensidade e geralmente acometem os pés, tíbia e fêmur.

A tendinite do tendão de Aquiles é uma inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar e origina-se pelo aumento repentino da atividade esportiva, calçado incorreto ou treino em piso inadequado. Ela se caracteriza por uma dor no calcanhar principalmente ao subir e descer escadas.

Outra lesão muito comum em corredores é a condropatia patelar, dor no joelho provocada pelo atrito entre o fêmur e a patela.
O tratamento destas lesões depende do tipo e grau de lesão do paciente e somente após avaliação e exames poderemos determinar qual a melhor conduta, mas geralmente optamos por iniciar com o tratamento conservador, que consiste em medicamentos e fisioterapia.

A cirurgia pode ser necessária quando os sintomas não melhoram com a abordagem conservadora.

Em caso de sintomas, procure um especialista!

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas