Alongamento é bom?

alongamento-e-bom

Dr. Carlos Mattos –

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao alongamento e ao aquecimento antes da atividade física. Realmente esse assunto é polêmico, e ao pesquisar na internet podemos aumentar ainda mais a confusão.

Ao começarmos uma atividade física, estamos com o corpo num estado de metabolismo basal, ou seja, nossa frequência cardíaca, pressão arterial, músculos e articulações estão funcionando da maneira habitual, da mesma forma de quando estudamos ou trabalhamos. Ao iniciar uma atividade física, começa a ocorrer uma série de alterações fisiológicas, cada vez mais importantes, proporcional ao grau e à intensidade do exercício.

O aquecimento nada mais é do que o início lento e gradual de uma atividade física, para que as alterações fisiológicas comecem a ocorrer gradativamente, sem aumentos muito bruscos e perigosos. O aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial é proporcional à atividade física, e quanto mais condicionado está o atleta menos alterações repentinas acontecem.

Em relação aos músculos e às articulações, o aquecimento e o alongamento também são importantes, pois os músculos e as articulações possuem um controle motor e neurológico que é ativado ao iniciar a atividade física, sendo importante ele começar a ser preparado para isso. Dessa forma, o alongamento muscular não deve ser entendido apenas como uma mola que é esticada e encolhida para “esquentar”, mas sim como preparo e ativação neurológica e motora para uma atividade física. O músculo bem ativado e preparado apresenta melhor controle neuromuscular, sendo menos susceptível a lesões.

As lesões musculares ocorrem com mais frequência em músculos que sofrem contrações abruptas, podendo acontecer principalmente no início da atividade física, e no final, quando o músculo começa a entrar em fadiga e fica mais predisposto a lesões.

Eu recomendo sempre aquecimento e alongamento antes do esporte!

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.