SEM CATEGORIA

Atividade física na quarentena ajuda na manutenção da saúde

Dr. Carlos Mattos – Como já comentei nas minhas redes sociais não está proibido e é altamente recomendado praticar exercícios físicos durante a quarentena decorrente da pandemia do COVID-19. É claro que a prática deve ser feita ao ar livre, sem aglomerações de pessoas e evitando-se utilizar aparelhos compartilhados, assim como garrafas de água, por exemplo.

Uma caminhada ou corrida no parque ou na vizinhança e/ou exercícios de musculação em casa com a ajuda de um profissional capacitado à distância são muito importantes para se manter ativo durante esse momento que estamos passando. Praticar atividades físicas libera hormônios que colaboram com o bem-estar físico e mental. Os exercícios também são importantes para manter sob controle os problemas de saúde que já temos, pois não podemos sair dessa quarentena pior do que entramos, assim é essencial controlar as doenças já existentes, como diabetes, hipertensão e outras.

Também temos de observar o fator psicológico porque as pessoas que praticam atividades físicas regulares estão sentindo muito a quarentena, sofrendo uma espécie de abstinência, então é preciso que se mantenham ativas para evitar quadros depressivos.

Outro fator importante também é a dieta balanceada, pois ela fornece energia para o bom funcionamento das células de defesa. Além disso, dormir bem é outro ponto fundamental para a saúde.

Então, seguindo os cuidados e precauções recomendados, mantenha-se ativo nesse período de quarentena, procure se alimentar de forma adequada e dormir bem. Quanto melhor estivermos mais facilmente superaremos esse momento!

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *