ArtroscopiaLESÕES ESPORTIVASORTOPEDIAPATOLOGIA DO JOELHOPATOLOGIA DO OMBRO

Cirurgias artroscópicas na Ortopedia

Artroscopia é uma técnica cirúrgica usada em lesões de ombro e joelho

Dr. Carlos Mattos – As técnicas e os instrumentais das cirurgias artroscópicas estão cada vez mais aprimorados e por isso esse tipo de procedimento é muito indicado em lesões de ombro e joelho, e mais recentemente também de punho e quadril. Essa é uma técnica na qual usamos um “artroscópio”, uma microcâmera acoplada a uma fina cânula que entra na área afetada através de uma pequena incisão. Observando as imagens por um monitor, introduzimos os instrumentos cirúrgicos por outras pequenas incisões para realizar o procedimento cirúrgico.

A vantagem da artroscopia é que se trata de uma cirurgia mais simples, com menor dano aos tecidos, menos dolorosa, o tempo de recuperação é mais curto, há menos riscos ao paciente, pois as incisões são menores que em cirurgias abertas assim como o tempo de internação. Utilizamos a artroscopia tanto para diagnosticar quanto para tratar as patologias ortopédicas, que podem ser:
– Lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho.
– Reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro.
– Lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo.
– Biópsia de tecidos intra-articulares em qualquer articulação.

Apesar das inúmeras vantagens, a artroscopia não deixa de ser uma cirurgia e por isso o paciente deve sempre seguir à risca as orientações passadas pelo médico para que o resultado seja satisfatório, incluindo o processo de reabilitação após o procedimento cirúrgico.

É importante destacar que, embora este seja um procedimento simples, a artroscopia é indicada quando o tratamento conservador – fisioterapia e medicamento – não apresentar resultado satisfatório, ou quando a lesão é mais grave e já sabemos que não vai responder a nenhum tratamento conservador.

No caso de atletas profissionais, na maioria das vezes, a artroscopia é muito indicada no rompimento de ligamentos, como o Ligamento Cruzado Anterior, pois é necessário suturar o ligamento para uma recuperação mais rápida.

Dr. Carlos Mattos é médico ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *