ArtroscopiaLESÕES ESPORTIVASORTOPEDIA

Lesão do Ligamento Cruzando Anterior (LCA)

Lesão do LCA

Dr. Carlos Mattos –

O joelho é uma das articulações que possuem maior capacidade de sustentação, amplitude de movimento e estabilidade. Justamente por esses motivos e por estar relacionado a diversas estruturas (ligamentos, meniscos, músculos e ossos) também é uma das regiões mais propensas a sofrer lesões, principalmente as ligamentares. Entre essas lesões, está a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). O LCA é a estrutura que conecta o fêmur à tíbia e tem como função estabilizar o joelho em movimentos rotativos para preservar suas estruturas internas (meniscos e cartilagens).

A lesão do LCA ocorre na maioria das vezes em situação de prática esportiva, principalmente em atletas de alto rendimento de esportes como futebol, atletismo, basquete e handebol. Isso acontece porque nestas modalidades há muitos movimentos de rotação do joelho com o pé fixo no chão, ou então de hiperextensão.

No momento da lesão, pacientes relatam ouvir um estalo e dor intensa, e horas após surgem edema e limitação de movimentos em alguns casos. As lesões são divididas em 3 graus, sendo o primeiro uma entorse do ligamento sem instabilidade; o segundo grau ocorre a entorse ligamentar com lesão parcial, podendo ter instabilidade; e no terceiro há uma ruptura completa do ligamento.

O tratamento e o retorno ao esporte irão depender do tipo de lesão, grau, estilo de vida e idade do paciente. Porem, fisioterapia, fortalecimento muscular e medicamentos para o controle da dor fazem parte do protocolo conservador que, inicialmente, é utilizado na maioria dos casos. Mas em muitas situações, principalmente na lesão do LCA em atletas, a cirurgia artroscópica com reconstrução do ligamento é a mais indicada.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *