Oito pilares essenciais para proteger o coração

Dr. Carlos Mattos – A Associação Americana do Coração (AHA) descreveu, em 2010, as melhores práticas para a prevenção de doenças cardiovasculares, que foram validadas no ano passado durante o Congresso da AHA. O estudo chamado Life’s Essential 8 define a saúde do coração com base em quatro medidas de estilo de vida modificáveis e quatro marcadores de saúde modificáveis.

As descobertas ajudam a compreender como seguir hábitos de vida saudáveis pode levar o ser humano a viver mais tempo, podendo ser cerca de seis anos mais jovem biologicamente do que a sua idade real.

Conheça os 8 pilares essenciais:

1. Alimente-se melhor
Deve-se introduzir alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, proteínas magras e oleaginosas. Diminuir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sódio, carne vermelha, produtos ultraprocessados, fast-food e itens com gordura trans ou hidrogenada.

2. Faça atividade física
Os adultos devem fazer, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana. Para crianças, são recomendados 60 minutos diários.

3- Pare de fumar

Dentro de um ano após parar de fumar o risco de doença cardíaca diminui pela metade.

4. Tenha um sono de qualidade

Esse item é novo e segundo os especialistas quem tem sono de qualidade gerencia melhor fatores como peso, pressão e diabetes. Além disso, dormir bem deixa o sistema imunológico mais forte, melhora o humor e a energia; aperfeiçoa as funções cerebrais (foco, aprendizado, memória, raciocínio) e diminui o risco de várias doenças crônicas.

5. Mantenha o peso adequado
Manter um peso saudável promove muitos benefícios, inclusive para o sistema cardiovascular.

6. Controle o colesterol
Deve-se ter foco especial no VLDL, considerado a melhor métrica para predizer o risco cardíaco.

7. Cuide do açúcar no sangue
Parte da comida ingerida se transforma em glicose, utilizada como energia pelo organismo. Mas quando os níveis de açúcar são excessivos, corre-se risco de desenvolver diabetes tipo 2, um dos principais fatores de risco para eventos cardiovasculares.

8. Não deixe a pressão arterial subir
A hipertensão eleva o risco de problemas como infarto e AVC. Escolhas equilibradas à mesa, praticar atividades físicas, não fumar e dormir bem favorecem o controle da pressão arterial.

Fonte:
Lloyd-Jones DM, Allen NB, Anderson CAM, et al. Life’s Essential 8: Updating and Enhancing the American Heart Association’s Construct of Cardiovascular Health: A Presidential Advisory From the American Heart Association. Circulation. 2022 Aug 2;146(5):e18-e43.

Dr. Carlos Mattos é ortopedista, especialista em Cirurgia do Ombro e Lesões Esportivas, Chefe do Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas e Diretor Clínico do Hospital PUC-Campinas.

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